O que é branding? Como usar? - Rockeira e Vaidosa

quarta-feira, 22 de junho de 2022

O que é branding? Como usar?

 

Branding: o que é, dicas, como usar para a gestão de sua marca


Branding é uma estratégia usada por marcas para conquistar a mente e o coração dos consumidores. Criando assim uma personalidade e comunicação única no mundo.

O objetivo do Branding é despertar sensações, criar conexões conscientes e inconscientes para que pessoas se identifiquem com sua marca.


Todo movimento que uma marca faz, desde o nome, logotipo, escolha de fontes, tom de voz, roupas, valores, cores, jingles e etc...
Tudo isso ajuda a construir a identidade da marca e torna a marca quem ela é .

Qual a Importância do Branding?

Quando uma marca consegue se conectar verdadeiramente com o seu público através do seu propósito a percepção de valor e fidelidade aumentam, assim como a recomendação e o desejo.


Como e onde usar o Branding?

1- O nome: 
Como você quer que chamem sua marca? 
Parece simples mas é uma das tarefas mais demoradas e desafiadora.  Uma forma de facilitar é conhecer um pouco das marcas conhecidas no mercado que você quer entrar. Depois liste palavras com verbo, substantivos, adjetivos e combinações que descrevam sua marca. Faça uma pesquisa nas redes sociais para ver se já há pessoas utilizando elas.


2- Numerologia do Nome: 
Acredito muito em energia por isso sempre faço a numerologia do nome da marca  que contratam meus serviços para construção de branding e identidade visual. Se quiser conhecer mais do meu trabalho para marcas entre no meu Portifolio clicando aqui.

3- Posicionamento: 

O que de diferente terá sua marca? Anote seus valores, crenças e objetivos com sua marca respondendo essas 3 perguntas.
Que espaço essa marca está tentando ocupar?
Qual o principal desejo que está marca está tentando satisfazer?
Quem está competindo por esse espaço?

Agora preencha o texto abaixo para facilitar sua vida

Para (clientes alvo)que estão insatisfeitos com (dor do público-alvo)nosso (produto/serviço) éque entrega (capacidades chave para resolução de problemas)Diferente de (alternativas atuais)nós entregamos (características chave do seu produto/serviço).

3- Propósito: 
É a razão da existência da sua marca. Por que sua marca precisa existir? Por que ela foi criada? Essa hora é necessário olhar para dentro e entender o que estava na cabeça do fundador quando criou a marca. O que ele queria curar no mundo e o que o levou a começar.

4- Promessa: 
Por trás de toda marca existe uma promessa para satisfazer o desejo de seus clientes, quais são as suas? Redija uma frase curta que descreva a oferta que sua marca entregará para o consumidor. Dever ser fácil de memorizar tipo aquelas frases de para-choque de caminhão.
Exemplos:

Quer pagar quanto? (Casas Bahia)
Todo mundo usa (Havaianas)
A cerveja que desce redondo (Skol)
A batata da onda (Ruffles)
Energia que dá gosto (Nescau)
Tem 1001 utilidades (Bombril)


5- Serviços: 
O que sua marca oferece, quais são os serviços e valores que seu cliente precisa investir para ter seus benefícios, a marca oferecerá informações gratuitas, é cobrada visita, oferece parcelamento, juros e etc....

6- Personalidade: 
A personalidade de uma marca sempre é uma extensão da personalidade de seus fundadores.
Mas lembre-se que sua marca está sendo criada para agradar um determinado público, portando sua forma de pensar, sentir e agir deve está alinhada aos interesses desses futuros clientes. Escolha 8 adjetivos que descrevam as principais características da sua marca.

7- Arquétipo:
Agora com que você já sabe quais adjetivos sua marca tem como característica é hora de descobrir o arquétipo da marca para continuar seu branding.

8- Persona: 
É preciso conhecer muito bem quem são seus consumidores, suas dores, desejos, valores, qualidades, defeitos e ambições. Mas ATENÇÂO!!! Persona não é a mesma coisa que público alvo. A persona é a sua cliente ideal, aquela que descreve maior detalhes para quem sua marca foi criada. Identifique o perfil do cliente ideal e crie uma personagem fictícia baseada nesses atributos. Essa persona vai servir de base para criação da marca e toda comunicação dela no futuro. Lembre-se se você tiver mais de um perfil de cliente ideal para a mesma marca será necessário criar mais que uma persona.


9- Storyboard: 
Agora com o passo 1 ao 5 concluídos é hora de criar um storyboard para construir a história da marca. Para desenvolvê-la é necessário contrastar a vida atual dos clientes com a vida futura que a marca pode oferecer.



10- Tipografia: 
Essa etapa envolve a escolha das fontes, que também deve transmitir as emoções da marca. Geralmente essa escolha é feita muito tardia o que ocasiona a marca as vezes precisar rever todo o branding já feito e gastando assim com contratação de designer e material novamente.

11- Paleta de cores:
Para mim uma das decisões de maior dificuldade é a escolha das paletas de cores. Vai muito além das cores favoritas do fundador da marca as cores causam um impacto importante na resposta emocional do consumidor.  Siga essas 3 dicas para fazer a escolha ideal.
Considere o uso de cores que já esteja associadas ao seu produto ou serviço.
Escolha cores que ajudem a transmitir a personalidade da sua marca de acordo com os adjetivos listados no 4 passo
Leve em consideração a psicologia das cores.

12- Painel de Inspirações:
Inspirado pelos adjetivos da sua marca e cores, monte um painel de inspirações com imagem que apresentem todo esse apanho de significados. Depois fique olhando para ele por um bom tempo observando cada detalhe. Acredite isso vai lhe ajudar bastante . 



13-  Logotipo:
Agora com tudo definido é hora de criar o logotipo da sua marca e começar a montar sua identidade visual e estilo. Sugiro a contratação de um profissional para isso.







Acredito que com esse artigo você já conseguiu por no papel instruções de Branding da sua marca, agora é hora de construir uma identidade visual, caprichar na divulgação e transformar a vida das pessoas.  Se precisar de ajuda nessa missão lembre-se que a @FeitoporPL é uma empresa que te ajuda a passar a personalidade da sua empresa.

Brinde para você:

Oi, Eu sou Paula Leticia, Criadora deste blog Rockeira e Vaidosa. Acompanhe-me também nas redes sociais.

Nenhum comentário



Atualizações do Instagram | @RockeiraeVaidosa